Irmãos do Sagrado Coração
Home
Ensino Religioso
26/03/2021 - Ensino Religioso
Era início do ano letivo. A história de que uma estranha criatura foi vista na cidade, era agora assunto nas filas dos bancos, em cada esquina e em todos os lares. Na verdade, muito mais do que isso, o caso: E.T de Varginha ganhou destaque internacionalmente. É neste contexto que a professora Eleonora, ou Lola, como gosta de se apresentar, entrou pela primeira vez na oitava série da Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus. Ela teria por tarefa ministrar aulas de Ensino Religioso. Para melhor conhecer seus alunos, preparou uma apresentação inusitada.

- Fiquem de pé somente aqueles que são católicos.

Um pouco mais da metade da sala se levantou. Então prosseguiu a professora.

- Muito bem, vou pedir para que se apresentem. Além do nome, quero que me digam uma expectativa que tenham em relação as nossas aulas.

Um a um, os alunos foram dizendo seus nomes. Aliás, era a única coisa que variava ali. As expectativas apresentadas eram praticamente iguais. Talvez porque não esperavam nada das aulas. Ou quem sabe, medo de falarem algo errado. O que é muito comum nas nossas escolas. Após a apresentação, a professora prosseguiu.

- Quero que os católicos permaneçam em pé, e agora se levantem os evangélicos para se apresentarem a nós.

Com esta estratégia, além de conhecer um pouco sobre os seus alunos, a professora preenchia a lista de presença e mantinha-se atenta à possibilidade da existência de algum aluno cujo nome não se encontrava em sua relação. Ao final da apresentação do segundo maior grupo, passou para o espiritismo, religiões afro-brasileiras, quem eram ateus, e assim foi até que todos os alunos tenham se levantado. Finalmente, concluiu

- Esta última pergunta pode parecer bem estranha. Mas é muito importante. Dependendo da resposta que eu tiver aqui, não liguem se eu sair correndo para fora da classe – após um breve momento de suspense, deu o novo comando – Permaneça em pé somente quem for E.T

Todos se sentaram rapidamente. Acharam graça da brincadeira e isso colaborou para que se simpatizassem com a nova professora.

- Ufa, que bom!!! – disse a professora, antes de seguir para o quadro e escrever:
 
1ª Lição
 
Não obstante as nossas diferenças religiosas, temos algo fundamentalmente comum. Somos filhos da mesma humanidade. E isso, por si só, deve nos levar a adotar uma postura de respeito, acolhimento e diálogo fraterno. Pois somente assim, daremos à nossa fé, seja ela qual for, a chance de crescer em um jardim diverso, onde cabem todas as cores e perfumes. Não se trata de abrir mão de suas convicções, mas sim, de não se sentir ameaçado pelas convicções de outros.

Para adquirir seu livro, clique AQUI


Links
Div Sede Provincial
Rua São Vicente de Paula, 364 . São Paulo-SP - CEP 01229-010 . Tel 11 3662.6188
Email: provinciadobrasil@gmail.com
  © 2014 IRSC - Instituto dos Irmãos do Sagrado Coração. Todos os direitos reservados.