Irmãos do Sagrado Coração
Home
Palavras Inspiradoras...
28/04/2021 - Palavras Inspiradoras...

CRISTO VIVE: é Ele a nossa esperança e a mais bela juventude deste mundo! Tudo o que toca torna-se jovem, fica novo, enche-se de vida. Por isso as primeiras palavras, que quero dirigir a cada jovem cristão, são estas: Ele vive e quer-te vivo! (Christus vivit, n°1)

Estas inspiradoras palavras de nosso Papa Francisco nos enchem de alegria e nos motivam ao cuidado pastoral com a juventude. Cristo quer-te vivo! Deseja para ti a vida em plenitude! Eis o ardoroso anúncio a ser feito pelos discípulos e discípulas missionários e missionárias do Senhor. Anunciar implica também em denunciar tudo o que impede que a alegria da Ressurreição seja compartilhada com todos e todas. Denunciar e agir, desde as pequenas coisas para que o projeto de salvação se realize em todas as pessoas e realidades.

Ao propor um plano de ação pastoral, a Pastoral da Juventude se compromete a perseverar no cuidado pastoral da juventude nos locais em que atua tendo à sua frente o modelo por excelência que é Jesus de Nazaré. Não se pode perdê-lo de vista, pois a ação pastoral não é puramente altruísmo, filantropia ou política, mas as contempla e envolve todas as dimensões humanas ultrapassando-as. Trata-se do encontro com uma pessoa: Jesus Cristo.

Encontrar-se com Jesus transforma a vida e faz amar os que Ele ama, ensina a cuidar, acolher, promover a pessoa humana como Ele mesmo fez. Toda ação pastoral tem em vista a integralidade da pessoa humana e expressa, no chão da vida, no hoje da história, o jeito de ser de Jesus de Nazaré.

O presente Plano de Ação inspira e realiza o cuidado pastoral de tantos jovens que acreditam que num mundo melhor, em que a paz seja fruto da justiça e favoreça o encontro entre os irmãos e irmãs que caminham, como Povo de Deus, rumo ao Pai. Que seja missionário e fomente a ser “Igreja em saída”, disposta a buscar jovens que ainda não conhecem a beleza da fé em Cristo, que se encontram ainda alienados e longe do Reino de Deus. Que seja também fermento de transformação, a começar de cada jovem, assessor e assessora promovendo a vida e dizendo não a tudo o que nos afasta do projeto de Deus. Que promova a comunhão na aceitação do diferente ao acolher cada jovem, na diversidade de expressões juvenis, colaborando para a unidade, dando o melhor de si ao mesmo tempo em que aprende com a experiência do outro. Que proponha e realize profundas e reais transformações sociais colocando em prática ações de solidariedade, de formação para o bem comum e a responsabilidade com a Criação.

O caminho sinodal, proposto pelo Papa Francisco, vivenciado no Sínodo sobre a juventude, seja também a inspiração para a escuta e o discernimento, em comunhão com a Igreja e seus bispos locais, de forma a colaborar para que as diferenças não nos impeçam de testemunhar que o Reino de Deus é comunhão. Que a pluralidade da sociedade, das culturas e expressões juvenis nos despertem para maior integração na tarefa de anunciar Jesus, no testemunho de Povo de Deus que caminha, de mãos dadas, rumo ao Reino de Deus.

Queridos jovens da Pastoral da Juventude, que dia a dia, no lutar e no servir sejamos todos nós testemunhas autênticas de esperança e alegre anúncio do Mistério Pascal em que Jesus se dá inteiro para que todos recebemos a vida.

 

Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, CNBB
 

Saiba mais em: https://www.pj.org.br/


Nenhuma noticia cadastrada no momento.
Links
Div Sede Provincial
Rua São Vicente de Paula, 364 . São Paulo-SP - CEP 01229-010 . Tel 11 3662.6188
Email: provinciadobrasil@gmail.com
  © 2014 IRSC - Instituto dos Irmãos do Sagrado Coração. Todos os direitos reservados.