Irmãos do Sagrado Coração
NOSSOS PADROEIROS



Conhecendo e rezando com nossos padroeiros
 
"O inst
ituto presta um culto especial ao Sagrado Coração e ao Coração Imaculado de Maria. Honra de um modo especial São José, os Anjos da Guarda, São João Evangelista e Santa Margarida Maria" (RDV 19)

A Palavra padroeiro evoluiu de patronariu, patronus, patrono, aquele que protege, defende, e sua forma feminia é mesmo padroeira. Sendo assim é um santo a quem é dedicada uma localidade, povoado, ou templo, arquidiocese, capela, Igreja, instituto, associação religiosa, etc

Uma verdade de fé muito importante e que não podemos esquecer é que todos os bens espirituais (as graças que pedimos) vêm de Deus, por meio de Cristo. Não podemos rezar mais a um santo do que a Deus, mas com tudo que acontece nessa vida, e na outra que virá, é sempre bom ter um amigo por perto, pois ele pode nos ajudar, lembrando a Deus das nossas necessidades. 

No nosso Instituto que está sob a proteção e leva por nome Sagrado Coração, e sempre unida a Ele está a devoção ao Imaculado Coração de Maria, também a devoção a São José, pai adotivo de Jesus; santos Anjos da Guarda, nossos protetores, e que após as tentações de Jesus no deserto, o servem; São João Evangelista, discipulo do amor, que reclinou sobre o peito de Jesus na última ceia; e por fim e não menos importante, Santa Margarida Maria, da qual recebemos a rica herança do Culto e devoção ao Coração de Jesus. Todos eles estão ligados ao Coração do Mestre de alguma forma, e vamos ver sua importância.


IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

No sábado seguinte à Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, celebramos a memória do Imaculado Coração de Maria. A Igreja sempre dedicou especial carinho ao coração da Mãe de Jesus, atenta àquilo que as Palavra de Deus fala sobre a observância da Maria em relação à vontade divina, a qual cultivava de modo exemplar e único em seu coração puríssimo e disponível: “Maria, contudo, conservava cuidadosamente todos esses acontecimentos e os meditava em seu coração” (Lc 2, 19).

Em nossa Regra de Vida no número 119 está escrito: "Desde as origens, nosso instituto sempre associou a devoção ao Coração Imaculado de Maria àquela ao Sagrado Coração de Jesus. Acolhemos Maria, nossa mãe, como um dom de Jesus na cruz: filho, eis a tua Mãe. Àquela que 'conservava a lembrança de todos esses fatos em seu coração'(Lc 2,51), pedimos que nos introduza cada vez mais profundamente no mistério do amor de Cristo". 



Ao aparecer em Fátima, no dia 13 de junho de 1917, aos três pastorinhos, Nossa Senhora diz: "Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração", sejamos nós propagadores dessa devoção ao Amor de nossa Mãe, que deseja o melhor para cada um nós de seus filhos queridos.

 Oração: Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, ao Vosso Coração Imaculado nos consagramos, em ato de entrega total ao Senhor. Por Vós seremos levados a Cristo. Por Ele e com Ele seremos levados ao Pai. Caminharemos à luz da fé e faremos tudo para que o mundo creia que Jesus Cristo é o enviado do Pai. Com Ele queremos levar o Amor e a Salvação até os confins do mundo. Sob a proteção do Vosso Coração Imaculado seremos um só povo com Cristo. Seremos testemunhas da Sua ressurreição. Por Ele seremos levados ao Pai, para glória da Santíssima Trindade, a Quem adoramos, louvamos e bendizemos. Amém. (Irmã Lúcia)
 


SÃO JOSÉ


Queremos refletir um pouco sobre a figura deste grande homem, São José cujo nome em hebraico significa “ele acrescentará”, era descendente da casa de Davi. Nos Evangelhos ele aparece no tempo da infância de Jesus precisamente nos capítulos 1 e 2 e Matheus e Lucas, porém os Evangelhos não atribuem nenhuma fala ele.

A grande característica que o Evangelho apresenta de José é que era um homem JUSTO, pois estando noivo de Maria ao saber que ela estava grávida decidiu abandoná-la em silêncio não a acusando de nada para que não fosse apedrejada. Aí está a grande prova da justiça de José do seu amor a Maria, mesmo não entendendo o que estava acontecendo ele escolheu continuar amando Maria. E mesmo com tudo isso o anjo do Senhor apareceu em sonho a José, lhe revelando que tudo é obra de Deus, e acolhe maria como sua Esposa. Dedicou sua vida aos cuidados de Maria e Jesus com o trabalho na carpintaria, sustentando com dignidade o lar de Nazaré.

Em 1870 o Papa Pio IX o proclamou oficialmente como Patrono Universal da Igreja, pois aquele que zelou pela Família de Nazaré, também zela pela igreja e o Papa pio XII também colocou outra festa dedicada São José no dia 1º de maio com o título de Operário.



Para nós Irmãos, ele é exemplo de trabalho, fidelidade, obediência a Deus e justiça, em nossa vocação religiosa, e também nessa missão de cuidarmos das nossas crianças e jovens, assim com foi de Maria e Jesus.

Oração: Ó glorioso São José, a quem foi dado o poder de tornar possíveis as coisas humanamente impossíveis. Vinde em nosso auxílio nas dificuldades em que nos achamos. Tomai sob a vossa proteção a causa que vos confiamos para que tenha uma solução favorável. Ó Pai muito amado, em vós depositamos toda nossa confiança. Oh, São José, pai adotivo de Jesus, puríssimo esposo da Virgem Maria, rogai por nós diariamente ao mesmo Jesus, o Filho de Deus, que nós, sendo defendidos pela força de sua graça e lutando fielmente na vida, pode ser coroado por Ele na hora da morte. Amém



SANTOS ANJOS DA GUARDA

Celebramos no dia 2 de outubro, os Santos Anjos. Os anjo da guarda nos amparam e nos defendem dos perigos na nossa vida terrena. No salmo 90 nós podemos ler: "Porque aos seus anjos Ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos, eles te sustentarão em suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra".

Os Anjos da Guarda estão repletos de dons e privilégios especiais, com uma missão insubstituível ao longo da criação. Eles possuem a natureza angélica espiritual, que é a síntese de toda a beleza e de todas as virtudes de Deus, por isso impossível de ser representada.


 

Somos felizes de sermos amparados pela misericórdia e auxílio de Deus através dos Santos Anjos. Para nós Irmãos, são exemplos de protetores, e nos ensinam a guardar nossas crianças e adolescentes do mal, e orientarmos o caminho de Deus. 

Oração: “Ó Santo Anjo de minha guarda, cuja proteção com admirável providência me encomendou o Altíssimo desde o primeiro instante de minha vida, dou-vos graças pelos cuidados que tivestes por mim, por me haverdes livrado dos perigos espirituais e corporais. A vós me recomendo de novo, ó meu glorioso protetor, defendei-me dos perigos e ajudai-me com as vossas santas inspirações, para quem sendo fiel a elas, consiga viver santamente neste mundo e gozar depois da vossa companhia na pátria celestial. Amém
 


SÃO JOÃO EVANGELISTA


Este jovem apóstolo de Jesus, pescador na Galileia, destacou-se como “Discipulo” amado do Mestre, esteve presente no dia da Transfiguração do Senhor no Tabor, acolheu Maria consigo a pedido de Jesus na Cruz e testemunhou a Ressurreição do Filho de Deus. João também foi um grande evangelizador e registrou um pouco de suas experiências com Jesus Cristo em alguns escritos: o quarto Evangelho, três cartas e o livro do Apocalipse. O celebramos dia 27 de dezembro.

Ele era impetuoso, impulsivo, porém amoroso, fiel e evangelizador. Foi o único que permaneceu ao lado de Maria Santíssima, aos pés da cruz e depois disso também.



 

Ele na ultima ceia reclinou sobre o peito de Jesus e escutou as batidas do seu Coração, e nos convida a fazermos o mesmo exercicio pela vida de oração constante, frutuosa, de modo particular uma vida de intimidade com o Senhor, pelo amor e entrega. 

Oração: São João apóstolo e evangelista, na última ceia repousaste sobre o peito de Jesus. Escutaste o bater do Seu Coração, já disposto ao sacrificio e golpe da lança. Abro meu coração, agora e sempre, para ouvir a voz de Deus e experimentar o seu amor em minha vida. Assim como tu, discípulo amado, quero acolher a palavra de Jesus e com amor levar as sementes do vosso Reino por onde eu passar. Amém!" 



SANTA MARGARIDA MARIA ALACOQUE


No dia 16 de outubro, a Igreja recorda a memória desta santa francesa que percorreu um lindo caminho de intimidade profunda com o Coração de Cristo. Margarida Maria nasceu em 22 de julho de 1647, na modesta família Alacoque. Teve uma infância e uma juventude conturbadas. Enfrentou uma grave doença que a manteve acamada por longo período. Como nada na medicina curava o seu mal, Margarida, então, prometeu a Nossa Senhora, entregar todos os seus dias a serviço de Deus, caso recuperasse a saúde. Para sua própria surpresa, logo retornou à sua vida normal.
 
Assim, aos vinte e quatro anos de idade, entrou para a Ordem da Visitação, fundada por São Francisco de Sales. Viveu tempos de iluminação e sofrimento, dialogando com o próprio Cristo, que lhe falava sobre o amor e devoção à Eucaristia e ao Sagrado Coração. As visões e mensagens de Margarida Maria apontavam para o Deus do amor e da salvação.
 
Margarida sofreu a crítica dos religiosos de sua época, que não aceitavam suas experiências místicas. Com o apoio ao padre jesuíta Cláudio de La Colombière esclarecer a veracidade das intenções de Margarida. Aos poucos o culto ao Sagrado Coração de Jesus começou a ser difundido também entre os fiéis. Por conta de seu testemunho, em 1889, o papa Leão XIII consagrou o mundo ao Sagrado Coração de Jesus. Cerca de 50 anos depois, o papa Pio XII recomendou o culto ao Sagrado Coração de Jesus para toda a Igreja. 
Foi morar na morada eterna do Coração do seu Amado em 1690. Foi canonizada em 13 de maio de 1920.

De Margarida recebemos a herança das Primeiras sextas - feiras do mês, a solenidade do Sagrado Coração na oitava de Corpus Christi, a Hora Santa, a reparação e a consagração. Ela é modelo de discipula do Coração do Senhor, e nos inspira a propagar esse amor, e fazendo com que nossas crianças, adolescentes e jovens se sintam amados por Deus. 

Oração: Ó Santa Margarida Maria, a quem o Sagrado Coração de Jesus constituiu herdeira de seus Divinos Tesouros. Nós vos suplicamos, de obter desse Coração adorável as graças que atualmente precisamos. Nós vos pedimos com plena confiança. Que esse Coração se digne nos atender uma vez mais por vossa intercessão e para sua maior glória. Ó Coração de amor, eu ponho toda a minha confiança em vós, pois eu temo tudo da minha fraqueza, mas espero tudo da vossa bondade. Amém.
 

  AMADO SEJA O CORAÇÃO DE JESUS!

AMADO SEJA O CORAÇÃO DE MARIA!
 

Div Sede Provincial
Rua São Vicente de Paulo, 364 . São Paulo-SP
CEP: 01229-010 . Tel (11) 3825-9210
Email: provinciadobrasil@gmail.com
  © 2014 IRSC - Instituto dos Irmãos do Sagrado Coração. Todos os direitos reservados.