Irmãos do Sagrado Coração
Home
Missão Amatongas - Escola Secundária Sagrado Coração
- Missão Amatongas - Escola Secundária Sagrado Coração
Irmãos do Sagrado Coração colaborando na construção de um “outro mundo possível” em Amatongas/Moçambique/África.
 
No ano de 2011 o Instituto dos Irmãos do Sagrado Coração, mediante o gesto profético do Capítulo Geral de 2010, assumiu o desafio de administrar uma Escola em Amatongas, Moçambique. A resposta ao pedido do bispo da Diocese de Chimoio, hoje Emérito Dom Francisco João Silota, para assumir essa empreitada reafirmou o perfil missionário dos Irmãos e o compromisso com a formação de crianças, adolescentes e jovens, seja onde for. 
 



Igreja ao lado da Escola


 
O Posto Administrativo de Amatongas é uma comunidade rural pertencente ao Distrito de Gondola de aproximadamente 35 mil habitantes. Sua economia gira em torno da agricultura de subsistência. A realidade é de extrema pobreza num amplo contexto de vulnerabilidade bio psíquico e social. 
 
Identifica-se em Amatongas inúmeras questões sociais como alto índice de doenças sexualmente transmissíveis (com destaque para a AIDs), malária, orfandade, violência, abuso sexual, entre outros graves problemas, principalmente contra crianças, adolescentes e jovens. 

 


1° profissão Ir. Cacilio Luzaka-Zambia

 
O prédio da escola estava abandonado e houve uma longa jornada até que os Irmãos pudessem proporcionar um espaço educacional de qualidade. Atualmente, a Escola Secundária Comunitária Sagrado Coração de Amatongas é uma instituição vocacionada ao ensino obedecendo as políticas públicas educacionais vigentes de Moçambique e sua relação com o Ministério que o superentende, a qual funciona com um Paralelismo Pedagógico completo sob gestão dos Irmãos do Sagrado Coração (estrangeiros) e o Diretor Adjunto da Escola (moçambicano).

 


Aspirantes 2020 (da direita para esquerda Bonzo, Chico, Nelson, Pascoal)




Postulantes Manuel e Rui Luzaka-Zambia

 
A Escola possui um efetivo de 1279 alunos distribuídos em 841 do 1º Ciclo e 438 do 2º Ciclo, distribuídos em 25 turmas, que têm tido aulas em dois períodos letivos, os quais são assistidos por 29 professores e um pessoal de apoio. A Escola conta com 12 salas de aulas, 1 biblioteca, 1 sala de informática, 1 laboratório de Ciências Naturais e Matemática, 1 salão de reuniões e cerimónias, 1 pavilhão de desportos, 2 campos para futebol 11, 1 Cantina Escolar, 1 Centro Internato que alberga rapazes e raparigas, 1 Machamba Escolar, 1 Bloco Administrativo, oferecendo formação integral, que visa colaborar na mudança de suas realidades sociais, bem como de seus familiares. 



Renovação dos votos irmãos junioristas Nairobi-Quenia

 
Além desta demanda, a escola possui dois internatos: o Lar Masculino com 150 internos e o Lar feminino com 46 internas. Os Irmãos do Sagrado Coração proporcionam a eles um espaço de proteção social, focado numa formação educacional, cristã e cidadã de qualidade e emancipatória, dentro do contexto destes termos entendidos e vividos neste lócus.
Os Irmãos do Sagrado Coração na referida comunidade ainda atuam na Pastoral Eclesial na Paróquia Maria Imaculada de Amatongas, juntamente com os padres diocesanos, com destaque para a formação juvenil – Catequese, Pastoral Juvenil, Acólitos, Grupo Vocacional, Adolescência e Juventude Missionária. E vinculam-se a algumas comissões a nível diocesano, com destaque para as Comissões de Pastoral Juvenil, Vocações e Ministérios, Educação e Conferência de Religiosos de Moçambique local (CIRM). Demonstrando o rosto e a missão do religioso irmão nestes espaços eclesiais, comungando com a Igreja local e diocesana.

 


Reunião  Dioceana  de Superiores Maiores

 
Apesar de ser uma obra diretamente ligada à Casa Geral em Roma é interprovincial, com a participação de Irmãos das Províncias dos Estados Unidos e Brasil, além de jovens irmãos moçambicanos, que por meio de um processo formativo (Aspirantado, Postulantado, Noviciado e Juniorato) estão juntando-se às fileiras da Congregação nesta parcela africana lusófona.


Visita do Sr. Bispo Dom João Carlos

 
Nós, Irmãos do Sagrado Coração buscamos construir nos nossos educandos em Amatongas, pessoas sonhadoras, pois, acreditamos que o sonho alicerçado em uma educação humanizada e humanizante é o bem mais precioso de um país. Ancorado na missão educativa de nosso Instituto, onde busca-se destacar que “os irmãos participam da missão da Igrejapelo testemunho de vida e pela dedicação à educação cristã, especialmente da juventude” (RdV 18). 

 


Ex-aluno Eduardo e sua arte

 
Assumindo assim uma espiritualidade missionária e educativa encarnada, estamos na Escola Secundária Comunitária Sagrado Coração de Amatongas vestindo a bata do serviço, da doação e entrega generosa, como um verdadeiro Irmão, um Irmão/Consagrado Educador do Sagrado Coração, que busca efetivar neste lócus específico à missão de “Crer, Viver e Propagar o amor do Coração de Jesus às crianças, adolescentes e jovens” (RdV 13). Sendo bálsamo de solidariedade, raiz de esperança, caminhante de sonhos, malabarista do bem e, sobretudo, mestre-de-obras, para construir alicerces de justiça e paz, edificando castelos de fraternidade e colaborando na construção de um “outro mundo possível”, no aqui e agora de Amatongas/Moçambique/África. 










 
Irmãos do Sagrado Coração
Comunidade de Amatongas/Moçambique/África.
 
Ir. Márcio Nonato Diniz,SC

Div Sede Provincial
Rua São Vicente de Paulo, 364 . São Paulo-SP
CEP: 01229-010 . Tel (11) 3825-9210
Email: provinciadobrasil@gmail.com
  © 2014 IRSC - Instituto dos Irmãos do Sagrado Coração. Todos os direitos reservados.