Irmãos do Sagrado Coração
Home
Centro Social Juvenato
Centro Social Juvenato há 16 anos valorizando sonhos e transformando vidas

O Centro Social Juvenato iniciou suas atividades em Paraguaçu-MG no dia 06 de março de 2003, tendo como fundadores: Irmão Lucas Ferveu, SC, Irmão José Beraldo da Silva, SC e Irmão Edvaldo Rodrigues, motivados pela missão do Instituto para desenvolver um trabalho educacional e socioassistencial voltado às crianças e adolescentes.
 
Em Paraguaçu MG, o Centro Social Juvenato desenvolve o trabalho com crianças e adolescente há 15 anos, sendo uma obra apostólica pertencente aos Irmãos do Sagrado Coração que residem no mesmo prédio onde funciona a Instituição. Possuindo uma área de 6.64,36 m² onde são oferecidas atividades embasadas na Pedagogia da Convivência, tais como: grupos de reflexões sobre a promoção da humanização, atividades artísticas-lúdicas, teatro, contação de histórias, práticas esportivas, cine debates, natação, xadrez, artesanato, musicalização (aulas de canto, violão e flauta), informática, capoeira, atividades recreativas dirigidas e monitoradas, acompanhamento psicológico individual e familiar, dança, e apoio nas tarefas escolares e atendimento especializado individualizado mediante as múltiplas dificuldades de aprendizagens.

A Instituição atua como contra turno escolar e conforme a resolução 109/2009 do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS: desenvolvendo o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; oferecendo um espaço de formação e proteção adequada, convívio respeitoso, empregando neles, valores morais, cidadãos e cristãos, contribuindo para a diminuição das múltiplas expressões da questão social na sociedade paraguaçuense, colaborando para que os beneficiários se reconheçam enquanto sujeito de direitos, favorecendo seu crescimento pessoal, espiritual, familiar e social. Já foram atendidas aproximadamente 1.500 crianças e adolescentes oriundas das zona urbana e rural de Paraguaçu-MG. Atualmente são 198 atendidos pela Instituição.

O público alvo da Instituição são crianças e adolescentes de 6 a 15 anos de ambos os sexos que estejam em situação de vulnerabilidade social, encaminhados pela rede de proteção social do Município: CRAS, Conselho Tutelar, Ministério Público, Escolas Municipais e Estaduais ou por procura espontânea dos pais e/ou responsáveis mediante a necessidade de possuírem um lugar de confiança para que seus filhos estejam enquanto garantem o sustento de cada dia.

A Instituição desenvolve trabalho conjunto com a Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação. Está inscrita no Conselho Municipal de Assistência Social; no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; e Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A equipe técnica atual do Centro Social Juvenato é composta pelo Gestor Irmão Thiago da Silva Carvalho, SC;  Orientador Educacional, Anderson Lucas dos Santos, Orientadora Pedagógica, Jessica dos Reis Antônio Rodrigues; Assistente Social, Wagner dos Santos e a Psicóloga, Rafaela Vinagre, cuja função é garantir o funcionamento da Instituição com excelência, dinamismo e inovação juntamente com o grupo dos Educadores Sociais especializados nas diversas áreas do conhecimento.
 
Neste ano acontecerão grandes celebrações festivas e encontros especiais em comemoração aos 16 ANOS do Centro Social Juvenato, tais como: Celebração dos 16 Anos, Carnaval; Solenidade do Sagrado de Jesus; Coroação de Maria; Convivência familiar; Festa Julina, Dia das Crianças, Comemoração dos aniversariantes mensais; Celebração Pascal e Alto de Natal.

Acolher, amar, educar e Evangelizar é a missão por excelência do Centro Social Juvenato concretizada na cidade de Paraguaçu MG há 16 Anos, efetivando o AMETVR COR JESV na vida de inúmeras crianças e adolescentes e seus respectivos familiares.
 
"EDUCAR É FORMAR PARA A HUMANIDADE".  Padre André Coindre


Irmão Thiago da Silva Carvalho, SC
Diretor do Centro Social Juvenato


Links
Div Sede Provincial
Rua São Vicente de Paula, 364 . São Paulo-SP - CEP 01229-010 . Tel 11 3662.6188
Email: provinciadobrasil@gmail.com
  © 2014 IRSC - Instituto dos Irmãos do Sagrado Coração. Todos os direitos reservados.