Irmãos do Sagrado Coração
Home
Visita Canônica do Provincial as Comunidades
25/09/2020 - Visita Canônica do Provincial as Comunidades

 
 
SÃO PAULO, 25 DE SETEMBRO DE 2020

            Realizou-se, no mês de agosto, a visita canônica do Superior Provincial Ir. Juvânio, SC as comunidades da Província do Brasil. Foi um tempo de reflexão sobre o trabalho pessoal e comunitário até aqui realizado e também de ação de graças pelo dom da vocação e do chamamento que Deus nos fez e faz a cada um a servi-lo no Instituto.
            Foram momentos de oração, integração e escuta da realidade, principalmente desta pandemia que vivemos.
 
Momento de oração
 
            Cada comunidade adaptou seus horários, tendo em vista a situação atual. Nesta adaptação, alguns estão tendo as missas pela TV e outros já estão participando junto à comunidade local.
            É um tempo de mudança! As rotinas agitadas do dia a dia e a falta de tempo, cederam espaços para momentos de reflexão, leitura, oração pessoal e de estar mais perto dos uns dos outros.
            O fato de se ter dispensado os funcionários em algumas comunidades e os membros da comunidade assumirem as atividades da casa, contribuiu para se criar um ambiente de mútua ajuda e convivência fraterna.
            Uma vez que o ritmo dito ‘normal’ foi quebrado, se criou novas formas para se viver o dia a dia.  Novos trabalhos e novas atividades estão sendo aprendidas e realizadas na própria comunidade pelos irmãos.
 
Momento de convívio
 
            Pouco sabemos do outro sobre suas alegrias, histórias, sofrimentos, valores, visões, sonhos... Portanto, esse foi um tempo de encontro, de descobrir o outro, de um 'tu a tu', de escuta, convivências e partilhas maiores.
            Se cada pessoa é um dom, quando vivemos em comunidade e partilhamos, temos a possibilidade da descoberta de tantas qualidades, serviços, aptidões, gostos...
            Aumentou a importância de viver e crescer em comunidade na fraternidade. Trabalhar juntos é muito bom!
            Ajudar na cozinha, limpeza da casa, nas escolas, nos projetos, nos cuidados dos mais idosos, nas coisas mais simples de uma comunidade e cuidar bem da vida, nos faz sentir bem e parte de um todo.
            Desde quando a Covid-19 foi definida como uma pandemia e, sobretudo, quando o Ministério da Saúde orientou para o isolamento social, ficamos angustiados e com medo. Mas, ao mesmo tempo, ficamos confiantes em Deus e esperançosos de que em breve iremos voltar à normalidade.
            Reforço que o aproveitamento desse tempo para as reuniões, estudos, leituras é muito positivo. É um tempo oportuno para refletir sobre o sentido da vida, da própria consagração,  do viver juntos, sobre nossa missão e vocação na Igreja e no mundo.
  
Momento de reflexão junto à comunidade
          
            Talvez nunca tenhamos sentido e ouvido falar da morte tão intensa e próxima de nós como nestes tempos. Daí um despertar maior para os valores vitais, como os cuidados com a saúde, valorização dos que trabalham nessa área, o respeito à vida, não importando a idade.
            Portanto, falar de morte é falar da vida. O assumir o compromisso de ficar em casa, junto à Comunidade, no intuito de nos proteger e proteger também os outros é uma forma de cuidado e amor.
   
           Tivemos durante a visita um tempo para reunir e falar de nossa realidade enquanto província e de cada comunidade local, rezamos a oração do Papa Francisco dedicado a Nossa Senhora e foi entregue a cada comunidade um quadro de Nossa Senhora de Fourvière como marco inicial de nossos festejos dos 200 anos de fundação. Depois, para concluir alguns comunicados e decisões do conselho.


            Para mim foi gratificante perceber a dedicação e o esforço de todos e de cada um particularmente no seu setor, para que tudo esteja bem e todos se sintam bem num crescente espírito comunitário.
            Enfim, a boa ocupação do tempo com trabalho, oração e estudos permitiu suportar o desafio de tanto tempo dentro de casa. O período de isolamento social em nossas comunidades tornou-se um tempo de aproximação, partilha, integração comunitária e oração. Possibilitou conhecer melhor e conviver com os Irmãos da comunidade. Com a pandemia arrumamos um jeito de ficarmos juntos e cuidarmos uns dos outros.

 
Grato a todos Irmãos pela acolhida!
 
Ir Juvânio, SC - Provincial
 
Ametur Cor Jesus, Ametur Cor Marie!

 


Quadro que cada comunidade recebeu com a visita do provincial 2020


"Entre os vários projetos previstos para celebrar o nosso Bicentenário, a Comissão para a Promoção do Carisma Fundacional (CPCF) e o Conselho Geral, têm o prazer de vos apresentar uma nova imagem de Nossa Senhora de Fourvière. A imagem desta pintura será instalada na Casa Geral (Roma), mas queremos oferecer-lhes a imagem e sua explicação para que também possam ter em suas comunidades".
Ir. Denis - Conselheiro Geral






Links
Div Sede Provincial
Rua São Vicente de Paula, 364 . São Paulo-SP - CEP 01229-010 . Tel 11 3662.6188
Email: provinciadobrasil@gmail.com
  © 2014 IRSC - Instituto dos Irmãos do Sagrado Coração. Todos os direitos reservados.