Irmãos do Sagrado Coração
Home
Missão Amatongas - Escola Secundária Sagrado Coração
31/08/2020 - Missão Amatongas - Escola Secundária Sagrado Coração
Irmãos do Sagrado Coração colaborando na construção de um “outro mundo possível” em Amatongas/Moçambique/África.
 
No ano de 2011 o Instituto dos Irmãos do Sagrado Coração, mediante o gesto profético do Capítulo Geral de 2010, assumiu o desafio de administrar uma Escola em Amatongas, Moçambique. A resposta ao pedido do bispo da Diocese de Chimoio, hoje Emérito Dom Francisco João Silota, para assumir essa empreitada reafirmou o perfil missionário dos Irmãos e o compromisso com a formação de crianças, adolescentes e jovens, seja onde for. 
 

Igreja ao lado da Escola

 
O Posto Administrativo de Amatongas é uma comunidade rural pertencente ao Distrito de Gondola de aproximadamente 35 mil habitantes. Sua economia gira em torno da agricultura de subsistência. A realidade é de extrema pobreza num amplo contexto de vulnerabilidade bio psíquico e social. 
 
1° profissão Ir. Cacilio Luzaka-Zambia

 
Identifica-se em Amatongas inúmeras questões sociais como alto índice de doenças sexualmente transmissíveis (com destaque para a AIDs), malária, orfandade, violência, abuso sexual, entre outros graves problemas, principalmente contra crianças, adolescentes e jovens. 
 
Aspirantes 2020 (da direita para esquerda Bonzo, Chico, Nelson, Pascoal)

Postulantes Manuel e Rui Luzaka-Zambia
 
O prédio da escola estava abandonado e houve uma longa jornada até que os Irmãos pudessem proporcionar um espaço educacional de qualidade. Atualmente, a Escola Secundária Comunitária Sagrado Coração de Amatongas é uma instituição vocacionada ao ensino obedecendo as políticas públicas educacionais vigentes de Moçambique e sua relação com o Ministério que o superentende, a qual funciona com um Paralelismo Pedagógico completo sob gestão dos Irmãos do Sagrado Coração (estrangeiros) e o Diretor Adjunto da Escola (moçambicano).
 

Renovação votos irmãos junioristas Nairobi-Quenia
 
A Escola possui um efetivo de 1279 alunos distribuídos em 841 do 1º Ciclo e 438 do 2º Ciclo, distribuídos em 25 turmas, que têm tido aulas em dois períodos letivos, os quais são assistidos por 29 professores e um pessoal de apoio. A Escola conta com 12 salas de aulas, 1 biblioteca, 1 sala de informática, 1 laboratório de Ciências Naturais e Matemática, 1 salão de reuniões e cerimónias, 1 pavilhão de desportos, 2 campos para futebol 11, 1 Cantina Escolar, 1 Centro Internato que alberga rapazes e raparigas, 1 Machamba Escolar, 1 Bloco Administrativo, oferecendo formação integral, que visa colaborar na mudança de suas realidades sociais, bem como de seus familiares. 
 


Reunião  Dioceana  de Superiores Maiores

 
Além desta demanda, a escola possui dois internatos: o Lar Masculino com 150 internos e o Lar feminino com 46 internas. Os Irmãos do Sagrado Coração proporcionam a eles um espaço de proteção social, focado numa formação educacional, cristã e cidadã de qualidade e emancipatória, dentro do contexto destes termos entendidos e vividos neste lócus.
Os Irmãos do Sagrado Coração na referida comunidade ainda atuam na Pastoral Eclesial na Paróquia Maria Imaculada de Amatongas, juntamente com os padres diocesanos, com destaque para a formação juvenil – Catequese, Pastoral Juvenil, Acólitos, Grupo Vocacional, Adolescência e Juventude Missionária. E vinculam-se a algumas comissões a nível diocesano, com destaque para as Comissões de Pastoral Juvenil, Vocações e Ministérios, Educação e Conferência de Religiosos de Moçambique local (CIRM). Demonstrando o rosto e a missão do religioso irmão nestes espaços eclesiais, comungando com a Igreja local e diocesana.
 
Visita do Sr. Bispo Dom João Carlos

Apesar de ser uma obra diretamente ligada à Casa Geral em Roma é interprovincial, com a participação de Irmãos das Províncias dos Estados Unidos e Brasil, além de jovens irmãos moçambicanos, que por meio de um processo formativo (Aspirantado, Postulantado, Noviciado e Juniorato) estão juntando-se às fileiras da Congregação nesta parcela africana lusófona.
 
Ex-aluno Eduardo e sua arte
 
Nós, Irmãos do Sagrado Coração buscamos construir nos nossos educandos em Amatongas, pessoas sonhadoras, pois, acreditamos que o sonho alicerçado em uma educação humanizada e humanizante é o bem mais precioso de um país. Ancorado na missão educativa de nosso Instituto, onde busca-se destacar que “os irmãos participam da missão da Igreja pelo testemunho de vida e pela dedicação à educação cristã, especialmente da juventude” (RdV 18). 

 
Professor gravando suas aulas neste tempo de pandemia
 
Assumindo assim uma espiritualidade missionária e educativa encarnada, estamos na Escola Secundária Comunitária Sagrado Coração de Amatongas vestindo a bata do serviço, da doação e entrega generosa, como um verdadeiro Irmão, um Irmão/Consagrado Educador do Sagrado Coração, que busca efetivar neste lócus específico à missão de “Crer, Viver e Propagar o amor do Coração de Jesus às crianças, adolescentes e jovens” (RdV 13). Sendo bálsamo de solidariedade, raiz de esperança, caminhante de sonhos, malabarista do bem e, sobretudo, mestre-de-obras, para construir alicerces de justiça e paz, edificando castelos de fraternidade e colaborando na construção de um “outro mundo possível”, no aqui e agora de Amatongas/Moçambique/África. 
 
 







 
Irmãos do Sagrado Coração
Comunidade de Amatongas/Moçambique/África.


Links
Div Sede Provincial
Rua São Vicente de Paula, 364 . São Paulo-SP - CEP 01229-010 . Tel 11 3662.6188
Email: provinciadobrasil@gmail.com
  © 2014 IRSC - Instituto dos Irmãos do Sagrado Coração. Todos os direitos reservados.